O CNMAC (Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional) é o  evento mais importante da SBMAC (Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional, http://www.sbmac.org.br) e tem por objetivo congregar  professores, pesquisadores e profissionais de empresas e centros de pesquisas e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional para divulgar e discutir os resultados (conclusivos e em desenvolvimento) das suas pesquisas e tomar ciência da produção científica  nas principais instituições nacionais. O programa do  CNMAC inclui  minicursos, minissimpósios, conferências, sessões técnicas de comunicação oral,  sessões de painéis gerais e painéis de iniciação científica; além disso, são promovidas sessões especiais dedicadas ao Ensino e exposições. Desde 1995 o evento tem premiado os melhores trabalhos de iniciação científica e, posteriormente, a partir de 2002 os melhores trabalhos de dissertação de mestrado e tese de doutorado. Todas as informações sobre os prêmios da SBMAC encontram-se no endereço http://www.sbmac.org.br/premios.php#premiados . As premiações ocorrem durante o CNMAC.

 

A primeira edição do CNMAC aconteceu em Belo Horizonte (MG) em 1978 e foi realizado anualmente até 2010, quando tornou-se bienal. As 34a. (2012) e 35a. (2014) edições do evento tiveram lugar em Águas de Lindóia (MG) e Natal (RN), respectivamente. Informações sobre todas as edições estão disponíveis no endereço http://www.sbmac.org.br/cnmac.php . Em 2015 o CNMAC voltou a ser um evento anual.

 

A 36a. edição do CNMAC acontecerá em Gramado, RS, de 05 a 09 de setembro de 2016, nas dependências do Centro de Treinamentos e Eventos da FAURGS/UFRGS ( http://www.faurgs.ufrgs.br/ecultural/ ) com a comissão local composta por professores de várias instituições do estado do Rio Grande do Sul  (UFRGS, FURG, PUCRS, UFSM, UFSM-FW, UNIFRA, UNIJUI, UPEL, UPF).  Vale ressaltar que as 10a (1987)  e 20a (1997)  edições do CNMAC deram-se em Gramado e a 27a. (2004) aconteceu em Porto Alegre.  Gramado é um polo turístico importante não só em nível nacional mas também para a América Latina com mais de 130 hotéis e  125 restaurantes. O Centro de Treinamento e Eventos da FAURGS, situado em um amplo imóvel, remodelado a partir de 1998, que pertencia a  Calçados Ortopé de Gramado, possui uma infraestrutura moderna e completa para a realização de eventos e atividades culturais.

 

As razões para participar do CNMAC 2016, contribuir com o sucesso das suas  atividades e aproveitar a maravilhosa cidade de Gramado, são muitas. A SBMAC sente-se honrada em voltar a organizar seu evento de maior prestigio no estado do Rio Grande do Sul e espera contar com sua colaboração para a realização desse projeto.